Biometria

 Biometria

Biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos. A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas, traços aos quais são característicos de cada ser humano.

Em geral, a identificação por DNA não é considerada, ainda, uma tecnologia biométrica de reconhecimento, principalmente por não ser ainda um processo automatizado(demora algumas horas para se criar uma identificação por DNA). Exigem diversos procedimentos referentes a coleta, identificação entre outros. O que torna o DNA um paradigma de perda de tempo. Não relacionado assim à biometria.

O que é a identificação de impressões digitais?

 A identificação por impressões digitais baseia-se em padrões, seguido pela deteção de certas características das cristas, assim também conhecida como detalhes de Galton, pontos de identidade, ou minúcias, e a comparação das posições relativas dos pontos de minúcias com uma cópia de referência, geralmente uma impressão com tinta de impressão de um suspeito. Existem três características básicas do cume, o cume fim, a bifurcação e o ponto (ou ilha).  

Os pontos de identificação consistem em bifurcações, terminando em cumes, pontos, sulcos e ilhas. Uma única impressão digital rolada pode ter como muitos como 100 ou mais pontos de identificação que podem ser usados para fins de identificação. Não há exigência de tamanho exato que o número de pontos encontrado em uma impressão digital dependem do local da impressão. Como exemplo a área imediatamente em torno de um delta provavelmente irá conter mais pontos por milímetro quadrado do que a área perto da ponta do dedo, que tende a não ter muitos pontos.


Comentários

Mensagens populares