Cidadania Digital



Olá a todos.  

Hoje venho abordar um tema bastante conhecido e usufruído por todos nós a cidadania digital.  

Mas afinal o que é a cidadania digital? 

 A cidadania digital é, acima de tudo, agir como um cidadão também em ambiente virtual, respeitando as normas de conduta, direitos e deveres que são estabelecidos pela nossa constituição e de acordo com algumas definições esta é o uso responsável da tecnologia.

Para que possamos ter um bom uso desta mesma devemos ter elementos em conta.

                                                             ❤Etiqueta digital

Padrões electrónicos de conduta ou procedimento. Frequentemente, os utilizadores da tecnologia vêm esta área como um dos problemas mais prementes ao lidarem com a Cidadania Digital. Muitas vezes criam-se regras e regulamentos ou a tecnologia é simplesmente proibida como forma de parar o seu uso inadequado. No entanto, não é suficiente criar regras e políticas, devemos ensinar todos a tornarem-se cidadãos digitais responsáveis nesta nova sociedade.

                                                          ❤Comunicação digital

A comunicação digital é, em primeiro lugar, a digitalização dos meios de informação do meu ponto de vista a comunicação digital define um ecossistema digital a estratégia e as ações de comunicação a serem realizadas na web, redes socias e despositivos moveis.

                                                             ❤Literacia digital

Esta pretende designar o uso eficaz da tecnologia digital, tal como os computadores, as redes informáticas,os telemóveis, entre outros.O conhecimento, tanto do funcionamento destes equipamentos, como dos programas informáticos que lhe estão associados, pode ser preponderante para essa eficácia. Conhecer como funciona um determinado equipamento aumenta significativamente a probabilidade de o utilizar mais eficazmente.

                                                              ❤Acesso digital

Participação electrónica plena na sociedade.Os utilizadores da tecnologia precisam estar conscientes e apoiar o acesso eletrónico para todos criando os fundamentos para a Cidadania Digital. A exclusão digital de qualquer tipo não aumenta o crescimento dos utilizadores numa sociedade eletrónica. Todas as pessoas, sejam elas quem forem, devem ter um acesso equitativo à tecnologia. Locais ou organizações com conectividade limitada também precisam de ser abordados. Para sermos cidadãos produtivos, precisamos estar comprometidos com a igualdade de acesso digital.

                                                            Comércio digital

Compra e venda eletrónica de bens.Os utilizadores da tecnologia precisam compreender que uma grande parte da economia de mercado está a ser feita eletronicamente. Trocas legítimas e legais estão a ocorrer, mas o comprador e o vendedor têm de estar consciente dos problemas associados. A disponibilidade geral da compra de brinquedos, vestuário, automóveis, alimentos, etc. através da Internet tornou-se comum para muitos utilizadores. Simultaneamente, surge uma quantidade equivalente de bens e serviços ilegais/imorais, tais como a pornografia e o jogos de azar. Os utilizadores têm de aprender a ser consumidores eficazes numa nova economia digital.

                                                                Lei digital

Responsabilidade eletrónica sobre obras e ações. A lei Digital trata da ética da tecnologia na sociedade. O uso não-ético manifesta-se sob a forma de roubo e/ou crime. O uso ético manifesta-se respeitando as leis da sociedade. Os utilizadores precisam de compreender que roubar ou causar danos ao trabalho, identidade ou propriedade online de outras pessoas é um crime.

                                                    Direito e responsabilidade digital

Responsabilidade eletrónica sobre obras e ações. De uma forma geral, a lei trata da ética da tecnologia da nossa sociedade. Os utilizadores precisam de entender que roubar e causar danos a outro é considerado crime. Estas leis são aplicadas em qualquer pessoa que utilize plataformas online.

                                                     Saúde e bem estar digital

Liberdades estendidas a todos no mundo digital.Tal como na Constituição Americana existe uma Declaração de Direitos, há um conjunto básico de direitos estendidos a todos os cidadãos digitais. Os cidadãos digitais têm direito à privacidade, liberdade de expressão, etc. Os direitos digitais básicos devem ser abordados, discutidos e compreendidos no mundo digital. Com estes direitos também vêm responsabilidades. Os utilizadores têm de ajudar a definir como a tecnologia deve ser usada de forma adequada.

                                                         Segurança digital

A segurança digital consiste na não violação da confidencialidade, integridade e disponibilidade de autenticidade de documentos e dados pessoais. Um exemplo de violações a cada um desses requisitos são: alguém obtém acesso não autorizado ao seu computador e lê todas as informações contidas na sua declaração de Imposto de Renda.

Espero acima de tudo que todos nós saibamos como usar as tecnologias corretamente.

Obrigado e até a uma próxima.









 













Comentários

Mensagens populares